Graça Foster descarta fim da Diretoria Internacional da Petrobras

01/08/2012 - 20h05

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A presidenta da Petrobras, Graça Foster, descartou hoje (1º) a possibilidade de ser extinta a Diretoria Internacional (DI) da empresa. Ao participar de evento promovido pelo Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças (Ibef), Graça Foster disse que considera a Diretoria Internacional "os olhos da Petrobras fora do Brasil”.

“Nós não teríamos o tempo e a dedicação que a Diretoria Internacional tem  [para tratar das atividades da companhia fora do país]", ressaltou Graça, lembrando que, há dois anos, discutiu-se internamente as dimensões ideais da DI. De acordo com a presidenta da Petrobras, sempre cabe discutir tal questão, uma vez que há setores que têm de crescer e outros que devem ser menores, dependendo do momento. "Mas não ter a área [internacional] é não ver o mundo”, reforçou.

Sobre as especulações em torno da indicação de um novo diretor para a área internacional, Graça descartou o nome de Alexandre Pena, que foi gerente executivo da Petrobras Distribuidora (BR) na gestão dela. Graça não confirmou o outro nome apontado, José Carlos Vilar, atual gerente executivo da empresa, mas destacou sua competência gerencial.

A própria Graça Foster vem respondendo pela Diretoria Internacional da Petrobras, desde a saída de Jorge Zelada, no último dia 23. O nome do novo diretor pode ser anunciado sexta-feira (3), quando o Conselho de Administração da empresa se reúne para divulgar o balanço do primeiro semestre deste ano.

Edição: Nádia Franco