Criminalidade cai em cidade do México onde há atuação de carteis

01/08/2012 - 9h04

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ciudad Juárez, na fronteira do México com os Estados Unidos, considerada uma das cidades mais violentas do mundo pela organização não governamental mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública registrou queda no número de assassinatos. Em comparação aos primeiros seis meses de 2011, a taxa de homicídios em Ciudad Juárez caiu 50% no mesmo período de 2012. Em relação ao primeiro semestre de 2010, o número de assassinatos diminuiu quase 70%.

As autoridades mexicanas informaram que a queda da criminalidade em Ciudad Juárez inclui também redução no nível dos sequestros e roubos com uso de violência e extorsão. O governo do México atribui os resultados positivos ao trabalho conjunto entre as autoridades federais, estaduais e municipais.

Em Ciudad Juárez, a violência é agravada pela disputa de forças entre os cartéis de Sinaloa e Juárez. Em 2011, foram registrados mais 2 mil assassinatos, em 2010, houve 3,1 mil registros. O secretário do Interior do México, Alejandro Poire, disse que a fronteira deve ser tomada como exemplo e símbolo de esperança e reação às dificuldades.

De acordo com os registros policiais, a violência atinge principalmente mulheres jovens. São frequentes também os relatos de desaparecimentos de mulheres, meninas e bebês. O prefeito de Ciudad Juárez, Héctor Murguia Lardizabal, lembrou que, em geral, os municípios precisam de cerca de dez anos para reduzir de forma intensa os números da criminalidade.

*Com informações das agências públicas de notícias do México, Notimex e de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante