Greve de caminhoneiros prejudica criação de frangos, diz União Brasileira de Avicultura

31/07/2012 - 17h38

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A greve dos caminhoneiros está prejudicando a produção avícula no país, segundo a União Brasileira de Avicultura (Ubabef), que representa as empresas do setor. Em nota, a entidade manifestou preocupação com o fornecimento de ração para frangos.

“Empresas associadas já relataram problemas com o abastecimento de ração para a criação de frangos, com a retenção de centenas de caminhões devido aos bloqueios. Um descompasso nesse fornecimento é extremamente prejudicial para a produção de uma importante proteína animal”, disse, em nota, a entidade.

A Ubabef também alertou para problemas no transporte de animais vivos. “A produção avícola também depende do transporte de pintos de um dia para as regiões produtoras e, posteriormente, de aves vivas para as agroindústrias”.

A manifestação de caminhoneiros teve início no último dia 25. Hoje, o protesto dos caminhoneiros na Rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, chegou ao terceiro dia. Na altura dos municípios de Resende e Barra Mansa, ambos no Rio, o engarrafamento passou de 20 quilômetros no sentido São Paulo e 14 quilômetros no sentido Rio. Na última sexta-feira (27), duas confederações nacionais de trabalhadores do setor denunciaram publicamente a ocorrência de locaute (greve patronal).

Edição: Fábio Massalli