Consumo de energia elétrica no Brasil cresce 4,2% no primeiro semestre do ano

27/07/2012 - 14h44

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O consumo de energia elétrica cresceu 4,2% no país, no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), empresa pública federal vinculada ao Ministério de Minas e Energia, o consumo nacional de eletricidade chegou a 223,4 mil gigawatts-hora (GWh) nos seis primeiros meses do ano.

O maior crescimento foi observado no setor de comércio e serviços, que cresceu 7,4% no primeiro semestre, seguido pelos segmentos residencial (5%) e industrial (1,4%). Segundo a EPE, o crescimento dos segmentos comercial e residencial é resultado “da maior disponibilidade de crédito e oferta de emprego, o que impulsiona vendas no varejo e a eletrificação das residências”.

Já o consumo moderado do segmento industrial reflete “a fraca atividade observada nas principais atividades industriais, sobretudo nos segmentos eletrointensivos”.

Considerando-se apenas o mês de junho, o crescimento foi de 3,8% em relação ao mesmo período do ano passado, mantendo o mesmo padrão de crescimento havido em maio. Entre as regiões, o maior crescimento no consumo foi registrado no Centro-Oeste (10,2%) e o menor, no Sudeste (2,2%).

Edição: Davi Oliveira