Várias regiões do Rio de Janeiro deverão ter a presença de forças federais durante as eleições deste ano

24/07/2012 - 21h32

Nielmar de Oliveira
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) vai requerer a presença das forças federais para oito município e localidades da capital fluminense durante as eleições deste ano. A decisão foi tomada hoje (24) em reunião do Centro de Controle e Comando das Eleições 2012, ocorrida na sede do TRE-RJ, no centro da cidade.

Segundo o presidente do TRE-RJ, desembargador Sérgio Zveiter, será montado um esquema especial de segurança nos municípios de Cabo Frio e Rio das Ostras, na Região dos Lagos; Campos dos Goytacazes e Macaé, no norte fluminense; Itaboraí e São Gonçalo, no Grande Rio; Magé, na Baixada Fluminense; nas favelas do Complexo da Maré, na zona norte; e nos bairros da zona oeste do Rio de Janeiro.

“A nossa preocupação principal é dar lisura ao processo eleitoral, inibindo ações de traficantes e miliciais, além de evitar o abuso do poder econômico por parte de políticos que mantêm centros de assistencialismo nessas áreas”, disse à Agência Brasil Sérgio Zveiter. Ele informou que, na próxima semana, será feita “uma grande operação de fiscalização, em local ainda a ser definido”, mas que certamente envolverá algumas das áreas mapeadas pelo tribunal.

Na reunião de hoje estiveram presentes representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Comando Militar do Leste (CML), das polícias Federal e Rodoviária Federal, da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Os órgãos integram o Centro de Controle e Comando das Eleições 2012.

 

Edição: Aécio Amado