Cena Contemporânea 2012 foca na produção africana e da América Latina

20/07/2012 - 20h08

Da Agência Brasil

Brasília – A 13ª edição do Cena Contemporânea - Festival Internacional de Teatro de Brasília, que vai até dia 29 de julho na capital federal, concentra, pela primeira vez, suas atenções na produção cênica do Continente Africano e da América Latina. O festival traz, além de espetáculos de teatro e dança, shows musicais e também comemora os 50 anos da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com o Festival Latino-Americano e Africano de Arte e Cultura da UnB (Flaac).

Os palcos da cidade recebem artistas do Benim (África), da Argentina, Colômbia, África do Sul, do Chile, México, de Cuba e convidados especiais da Espanha e da Alemanha. Entre as atrações, apresentações de Kofi Kôkô, um dos maiores nomes da dança moderna da África; da argentina Lola Arias e seu celebrado talento em misturar ficção e realidade; da cubana Yusa, figura proeminente da nova geração musical da ilha caribenha; do chileno Guillermo Calderón, um dos nomes mais originais da nova dramaturgia de seu país, além de outras atrações que colocarão a poesia a serviço da reflexão sobre o mundo contemporâneo.

Entre os espetáculos nacionais, estão Foi Carmen, do Grupo de Teatro Macunaíma, de Antunes Filho; a Cia. Mungunzá de Teatro (SP), com uma adaptação do romance Por que a Criança Cozinha na Polenta? da autora romena Aglaja Veteranyi e um musical inspirado no samba da Cia. Márcia Duarte/UnB (DF).

Entre os dias 23 e 25, o Cena Contemporânea realizará também, em parceria com a Secretaria de Economia Criativa do Ministério da Cultura e diversas entidades nacionais e internacionais, o 2º Encontro Internacional Cultura de Rede - Gestão e Cooperação Cultural na Ibero-América, que visa promover um intercâmbio entre os criadores e instituições da América Latina e África.

O festival também realiza uma parceria com o projeto Latinidades – Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, que tem como objetivo divulgar histórico de lutas e resistência da mulher negra na América Latina. Para embalar a parceria, shows gratuitos serão realizados, a partir do dia 25, na praça do Museu Nacional, com várias atrações como o mais antigo bloco de carnaval de Salvador, o Ilê Aiyê; Paula Lima; o rapper GOG e a cantora paraense Gaby Amarantos.

Com direção e curadoria de Guilherme Reis, o Cena terá 23 espetáculos de teatro de vários países. Os ingressos custam R$20 (inteira).

Edição: Fábio Massalli