Presidência da República recebe novo helicóptero

18/07/2012 - 19h33

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Presidência da República recebeu hoje (18) um novo helicóptero para transporte da presidenta Dilma Rouseff, uma aeronave EC-725, batizada de VH-36 Caracal. O helicóptero, com capacidade para dez passageiros e três tripulantes, tem autonomia de voo de quatros horas e trinta minutos. Atualmente, a presidenta voa em um helicóptero Super Puma, da mesma família do novo equipamento.

Os helicópteros serão usados para deslocamento em pontos de difícil acesso ou para locais em que aeronaves convencionais não podem operar.

Fabricado pela Helibras, o novo helicóptero da presidenta faz parte de um pacote de 50 unidades comprado pelo governo para a Presidência e para as Forças Armadas, num total de R$5,2 bilhões. O VH-36 Caracal é a quarta aeronave entregue até agora. De acordo com o Ministério da Defesa, em outubro, Exército, Marinha e Aeronáutica receberão um helicóptero cada, e em 2013, a Presidência receberá mais uma unidade.

A compra das 50 aeronaves, assinada em 2008, faz parte de uma estratégia de investimentos na indústria nacional de defesa. A Helibras, que entregou os helicópteros em parceria com a francesa Eurocopter, deverá começar a fabricar equipamentos no Brasil a partir de 2013, de acordo com o Ministério da Defesa.

O novo helicóptero foi entregue ao Grupo de Transporte Especial (GTE) e batizado em cerimônia na Base Aérea de Brasília pelo ministro da Defesa, Celso Amorim, e pelo comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.

Edição: Fábio Massalli