Acusado de colaborar para a deportação de mais de 15 mil judeus diz que apenas cumpriu ordens

18/07/2012 - 12h29

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – Acusado de cumplicidade com os nazistas provocando mais de 15 mil mortes de judeus, Laszlo Csatary, 97 anos, negou hoje (18) responsabilidades. Ele afirmou que "cumpriu ordens" ao colaborar com o envio de judeus para o campos de concentração de Auschwitz, na fronteira da Polônia e Alemanha.  O procurador húngaro Tibor Ibolya disse que Csatary nega todas as acusações.

De acordo com o procurador, Csatary está em boas condições físicas e mentais e ficou surpreso por ter sido detido. Csatary é acusado pelo Centro Simon Wiesenthal, organização judaica que investiga os crimes do nazismo, de colaborar com a deportação de 15,7 mil judeus húngaros para Auschwitz.

Ex-oficial de polícia durante a ocupação alemã, ele fugiu para o Canadá após a guerra e trabalhou como negociante de arte sob identidade falsa antes de regressar à Hungria, nos anos 1990. A Justiça da Hungria começou as investigações sobre a atuação de Csatary em setembro de 2011. Ele está em prisão domiciliar e teve o passaporte confiscado.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa  //  Edição: Lílian Beraldo