Inpi certifica indicação geográfica da cachaça de Salinas e do algodão colorido da Paraíba

17/07/2012 - 18h50

Akemi Nitahara
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) certificou hoje (17) a indicação geográfica da cachaça de Salinas e dos produtos têxteis feitos com algodão colorido da Paraíba. A indicação objetiva garantir a qualidade dos produtos vendidos e dar mais segurança para o consumidor.

Além da cidade de Salinas, outros municípios do norte de Minas Gerais também serão beneficiados com a certificação, como Novorizonte, Taiobeiras, Rubelia e Fruta de Leite. De acordo com o Inpi, os produtores de cachaça dessa região não cederam às mudanças tecnológicas e mantêm as etapas artesanais de produção peculiares do município.

Já o algodão naturalmente colorido foi desenvolvido a partir de melhoramento genético, pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Algodão, na Paraíba.

As pesquisas começaram em 1989, nas cidades de Patos e Monteiro. Atualmente Campina Grande também é reconhecida como pólo produtor de algodão e as cooperativas da região produzem vestuário, peças para casa, brinquedos e almofadas, que já são exportados para a Europa.
 

Edição: Rivadavia Severo