Irã ameaça fechar Estreito de Ormuz e Emirados Árabes apresentam alternativa

16/07/2012 - 8h20

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Alegando questões de segurança, o governo do Irã ameaça fechar o Estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico, usado para a passagem de embarcações principalmente comerciais e de transporte de petróleo. A medida é uma reação das autoridades iranianas às sanções internacionais ao país que impõem restrições econômicas, comerciais, financeiras e militares.

O comandante da Marinha do Irã, Habibollah Sayyari, disse que o governo tem controle sobre o estreito e quer garantir a segurança da região. Segundo ele, as autoridades iranianas podem tomar mais medidas, se necessário. Mas Sayyari não disse quais são essas ações.

No entanto, as autoridades do Irã ressaltam que o poder militar de que dispõe não representa uma ameaça para os países vizinhos. Em dezembro de 2011, a Marinha do Irã fez exercícios militares na região que chamaram a atenção das autoridades internacionais.

Paralelamente, as autoridades dos Emirados Árabes, que também controla parte do Estreito de Ormuz, anunciaram que haverá um gasoduto terrestre para ser utilizado como alternativa. Pelo projeto, o gasoduto terá capacidade de transportar até 1,8 milhão de barris diários, o equivalente a 70% da produção dos Emirados Árabes.

O ministro da Energia dos Emirados Árabes, Mohammed Bin Dhaen Al Hameli, disse que o gasoduto terá 400 quilômetros de extensão, ligando os campos de petróleo Habshan (no Oeste do país) ao porto da cidade de Fujairah.


*Com informações das emissoras públicas de televisão do Irã, PressTV, e do Japão, NHK // Edição: Juliana Andrade