Seca no Piauí: 184 dos 224 municípios do estado estão em situação de emergência

11/07/2012 - 20h00

Da Agência Brasil

Brasília – O governo federal reconheceu hoje (11) 28 municípios do Piauí em estado de emergência. Até o momento, 184 municípios do Piauí decretaram estado de emergência e 127 já foram reconhecidos pelo Ministério da Integração. O estado tem 224 municípios.

Segundo o diretor da Defesa Civil do Piauí, Jerry Herbert, as medidas tomadas para amenizar os problemas causados pela seca foram o Bolsa Estiagem e abastecimento de suprimentos e materiais de poços. Além disso, foram disponibilizados 130 carros-pipa que atenderão 80 municípios. São Raimundo Nonato é a cidade mais prejudicada.

Ainda de acordo com a Defesa Civil do Piauí, o Ministério da Integração liberou cerca de R$ 15 milhões, referentes ao abastecimento de poços, Bolsa Estiagem e carros-pipa, para amenizar as consequências da estiagem.

Além dos municípios do Piauí, três municípios da Bahia, dois do Ceará, três do Maranhão, três de Minas Gerais e cinco de Pernambuco foram reconhecidos pelo governo federal como municípios em estado de emergência por causa da estiagem. Duas cidades do Rio Grande do Sul e quatro de Santa Catarina também foram consideradas na mesma situação.

No Paraná, quatro municípios em situação de emergência também foram reconhecidos. Por causa das fortes chuvas no estado durante o mês de junho, já são 147 municípios em situação de emergência, de um total de 399 cidades no estado. Ao todo, mais de 44 mil pessoas foram atingidas com as enchentes, o que resultou em 335 desalojados, 239 desabrigados e cinco pessoas doentes.

Edição: Fábio Massalli/alterado às 19h55 para correção de informação