Prévia de índice que reajusta aluguéis registra inflação de 0,95% no início de julho

09/07/2012 - 9h29

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A inflação medida pelo Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registrou alta na primeira prévia de julho deste ano, em relação ao mês anterior. Segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), a taxa, usada para reajustar contratos de aluguel, ficou em 0,95%, ante 0,68% em junho. A inflação acumula variação de 4,17% no ano e de 6,27% nos últimos 12 meses.

A alta da taxa de inflação foi influenciada principalmente pelo subíndice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que registrou variação de 1,25% na primeira prévia de julho, superior ao 0,64% da primeira apuração de junho. Entre os destaques do subíndice está o aumento do preço dos combustíveis de 5,24%. No mês anterior, os combustíveis haviam tido uma queda de preços de 0,2%.

O subíndice de Preços ao Consumidor (IPC) repetiu a taxa de 0,19% observada na primeira prévia de junho. A principal alta ocorreu na classe de despesas de alimentação, que passou de 0,32% para 0,61% no período.

O terceiro subíndice que compõe o IGP-M, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), apresentou um comportamento diferente, ao registrar queda no ritmo da inflação de 1,99% em junho para 0,79% em julho.

Segundo a FGV, para calcular a primeira prévia do IGP-M de julho, foram analisados preços coletados entre os dias 21 e 30 do mês de junho.

Edição: Juliana Andrade