Líbia realiza neste sábado primeiras eleições após queda do regime de Khadafi

05/07/2012 - 14h43

Da Agência Lusa
 

Brasília – A Líbia vai realizar neste sábado (7) as primeiras eleições no país desde a queda do regime do ex-presidente Muammar Khadafi, morto em outubro do ano passado, num clima de tensão, marcado pela incapacidade do Conselho Nacional de Transição (CNT) de impor autoridade em várias zonas do país.

Cerca de 2,8 milhões de eleitores vão escolher os 200 membros do Congresso Geral Nacional, assembleia que será responsável pela formação do novo governo e pela escolha de uma comissão de juristas para redigir um projeto de Constituição.

O CNT ainda não divulgou a data em que serão anunciados os resultados. Acredita-se, porém, que, após a primeira sessão da nova assembleia, o conselho, que dirige o país desde a queda do regime, apresente sua demissão.

Mais de 4 mil candidatos se inscreveram para o pleito, mas cerca de 300 foram excluídos pela comissão eleitoral, que aprovou 2,5 mil candidatos independentes e 1,2 mil de 142 movimentos políticos.

Entre as candidaturas aprovadas, 629 são de mulheres. Dos 200 lugares da nova assembleia, 120 estão reservados aos candidatos independentes e os restantes (80) aos movimentos políticos, fórmula que visa a evitar, segundo as autoridades, que um só partido domine o Congresso.

Durante a campanha eleitoral, que termina hoje (5), três movimentos destacaram-se: o Partido da Justiça e do Desenvolvimento, criado pela Irmandade Muçulmana; o AlWatan, do ex-comandante militar de Trípoli Abdelhakim Belhaj; e a coligação liberal liderada por Mahmud Jibril, líder do CNT durante a revolta contra Khadafi.