Sobrevoo de caças também afetou vidros do Palácio do Planalto

02/07/2012 - 17h45

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Palácio do Planalto também teve prejuízos com a passagem de dois caças Mirage da Força Aérea Brasileira (FAB), que destruiu a fachada de vidro do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) ontem (1°). De acordo com a Secretaria-Geral da Presidência da República, o palácio teve 28 vidros atingidos.

Vinte e cinco vidros do prédio principal, a maioria no subsolo, ficaram trincados, mas não chegaram a cair. No setor de transportes, fora do prédio principal, três vidros quebraram, um deles atingiu um carro particular e causou danos à lataria do veículo.

O levantamento dos prejuízos e as informações sobre os reparos necessários serão enviados à Aeronáutica, que está investigando o incidente e vai arcar com a os prejuízos aos prédios públicos. Ainda não está decidido se o Palácio do Planalto comandará os reparos e repassará a conta a FAB ou se uma empresa será contratada diretamente pela Força Aérea para consertar os estragos.

O incidente com os caças aconteceu por volta das 10h20 durante a cerimônia da troca da Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes. O prédio do STF teve cerca de 40 janelas quebradas, 17 na parte da frente. Segundo a FAB, os vidros foram quebrados por uma onda de choque gerada pela passagem das aeronaves.
 

Edição: Rivadavia Severo