Presidente iraniano pede que países usem amor e compaixão para garantir o futuro do mundo

20/06/2012 - 17h54

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, discursou na tarde de hoje (20), por cerca de 20 minutos, na Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentával, Rio+20. Ele evitou temas polêmicos e dirigiu-se aos demais líderes sempre como “meus amigos”, usando mais de uma vez termos como amor e compaixão.

“Nós estamos juntos aqui para melhorar a situação atual, curando velhas feridas da sociedade humana”, disse o presidente iraniano, que destacou, entre outros pontos, a necessidade dos países atuarem juntos na busca de soluções. “Todas as nações e todos governos eleitos democraticamente devem participar, construtivamente, com compromissos, no gerenciamento do mundo baseado em compaixão.”

Ahmadinejad terminou o discurso alertando que uma nova ordem internacional estaria chegando. “Após o colapso da antiga ordem, a repetição de erros é imperdoável. Uma nova ordem deve ser estabelecida por líderes de boa-fé e esse dia está chegando.”

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

Edição: Lana Cristina