França e Brasil estreitam relação bilateral e reforçam convergências na área ambiental com a Rio+20

20/06/2012 - 19h10

Carolina Gonçalves e Renata Giraldi
Enviadas Especiais da Agência Brasil

Rio de Janeiro – No primeiro encontro com o presidente da França, François Hollande, a presidenta Dilma Rousseff empenhou-se em estreitar e ampliar parcerias e acordos bilaterais já existentes entre os dois países. Os líderes, acompanhados por ministros de Meio Ambiente e chanceleres, trataram de cooperações consolidadas, como na área de ciência, tecnologia e inovação, e sinalizaram para a importância da ampliação desse tipo de cooperação nos setores agrícola e energético.

A França apoia programas brasileiros como o Ciência sem Fronteiras, que promove o intercâmbio de pesquisadores brasileiros que vão se especializar em outros países. Como o Brasil busca novas parcerias, a presidenta falou do interesse brasileiro no programa nuclear francês. Os dois líderes, que participaram da reunião do G20, também repassaram pontos do encontro que ocorreu em Los Cabos, no México. Segundo o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, o encontro de Dilma e Hollande, durante almoço que durou mais de uma hora, reforçou o tom estratégico da parceria bilateral.

Os diálogos bilaterais em desenvolvimento sustentável também nortearam as conversas entre Dilma e Hollande. Durante as negociações do documento da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, vários pontos separaram os posicionamentos de países em desenvolvimento e países ricos. A resistência das economias desenvolvidas em assumir compromissos financeiros, alegando problemas internos decorrentes da crise internacional, comprometeu o detalhamento de propostas que foram defendidas pelo Brasil, como a que criava um fundo de financiamento das metas de meio ambiente.

Patriota disse que negociadores brasileiros e franceses conseguiram acordar muitas questões polêmicas já durante a pré-conferência. “Foi uma satisfação chegar ao entendimento suficiente para que a França se associasse ao documento”, disse.

Acompanhe a cobertura multimídia Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

Edição: Lana Cristina