Ahmadinejad chega nesta semana ao Rio para a conferência das Nações Unidas

17/06/2012 - 18h15

Renata Giraldi e Carolina Gonçalves*
Enviadas especiais

Rio de Janeiro – O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, chega nesta semana ao país para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). As reuniões dos 115 chefes de Estado e Governo vão do dia 20 ao dia 22 deste mês. De acordo com autoridades iranianas, Ahmadinejad terá várias reuniões bilaterais no período que estiver no Rio.

O chefe da Associação de Amizade Irã-Brasil,  Mir Qassem Mo'meni, que coordena a visita de Ahmadinejad e sua equipe ao Rio, disse que o Brasil é considerado um “jogador estratégico” no cenário internacional por sua atuação política e por ser a sexta economia mundial.

Segundo Qassem Mo'meni, o objetivo de Ahmadinejad na sua passagem pelo Brasil é negociar mais parcerias e ampliar as relações de vários países, latino-americanos e de outros continentes, com o Irã. Em decorrência de suspeitas que cercam seu programa nuclear, o Irã é alvo de uma série de sanções econômicas, comerciais, financeiras e militares que limitam suas ações.

Para vários dos presentes na Rio+20, como Estados Unidos, Japão e integrantes da União Europeia, o programa nuclear iraniano esconde a produção de armas atômicas. No entanto, as autoridades do Irã rebatem a acusação, informando que o programa tem fins pacíficos.

 *Com informações da emissora estatal de televisão do Irã, Press TV (http://www.presstv.ir/detail/2012/06/11/245607/ahmadinejad-to-attend-confab-in-brazil/)

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

Edição: Nádia Franco

 

 

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.