Rio+20: Dilma, chefes de Estado e Governo terão negociações intensas

16/06/2012 - 20h09

Carolina Gonçalves e Renata Giraldi
Enviadas especiais

Rio de Janeiro –  A presidenta Dilma Rousseff comanda, do dia 20 ao dia 22, uma série de mesas-redondas com mais 115 chefes de Estado e de Governo, na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Cada um deles receberá um documento com 30 recomendações sobre os principais aspectos discutidos nos painéis resultantes dos Diálogos sobre Desenvolvimento Sustentável e mais o documento elaborado pelas delegações nos últimos dias.

Para os negociadores, é fundamental que os chefes de Estado e de Governo recebam propostas concisas e pontuais, evitando desconforto e principalmente mal-estar. No entanto, o esforço esbarra em dificuldades que se arrastam pelas negociações envolvendo temas delicados, nos quais, aparentemente, os acordos estão distantes.

Alguns negociadores, que acompanham os debates das delegações, consideram improvável evitar que os chefes de Estado e de Governo discutam alguns temas de forma específica, como a fixação de metas claras e bem definidas para os próximos anos, os mecanismos financeiros para assegurar a implementação das ações, a governança global e a proteção dos oceanos.

Na tentativa de evitar mal-estar entre os chefes de Estado e Governo na próxima semana, os negociadores argumentarão que o detalhamento das propostas precisa de um processo técnico, posterior à Rio+20, que deve ser conduzido por cientistas e especialistas. Segundo alguns negociadores, o detalhamento não se refere às articulações políticas, mas a especificidades próprias.

Porém, a determinação do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, é que as delegações se empenhem na busca pelo fim das divergências. Tanto é que os negociadores estão dispostos a passar o fim de semana debruçados sobre a elaboração de propostas e envolvidos nas discussões setoriais.

“Por mais que nosso interesse seja reforçar alguns pontos, muitas vezes, o processo negociador leva os resultados para outros caminhos. O documento que preparamos é uma consequência dessas negociações e respeita os termos dessas [negociações]”, disse Patriota, referindo-se ao texto preliminar em elaboração sob coordenação da delegação do Brasil.
 

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) na Rio+20.

Edição: Nádia Franco