Dilma defende etanol e migração para fontes renováveis de energia

14/06/2012 - 15h29

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – No momento em que o Brasil sedia a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a presidenta Dilma Rousseff defendeu o uso mais intenso de fontes de energia renováveis. Ao participar da solenidade de entrega de um selo de qualidade às empresas do setor sucroalcooleiro que respeitam os direitos dos trabalhadores, no Palácio do Planalto, Dilma citou que 45% da matriz energética do Brasil vêm de fontes renováveis, enquanto a média internacional é 11%. E defendeu o etanol brasileiro.

“O Brasil hoje tem uma matriz energética das mais renováveis do mundo porque tem na sua composição, principalmente na matriz de combustível, o etanol. É bom que a gente sempre lembre que o mais difícil, no que se refere à energia renovável, é a substituição, complementação ou criação de novas tecnologias na matriz de combustível. É ela que explica por que maior parte do mundo tem uma matriz tão concentrada em fontes fósseis”, disse.

E complementou: “muitos de nós não sabem que o uso do etanol é a diferença entre nós e os demais países no que se refere a uma matriz renovável”.

A Rio+20 começou ontem (13) e vai até o dia 22, no Rio de Janeiro. Sob coordenação das Nações Unidas, serão promovidas discussões sobre preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde na busca de estabelecer um novo padrão internacional para o ambiente.

Edição: Vinicius Doria