Rio/Clima vai discutir formas de reduzir emissões de gases de efeito estufa

13/06/2012 - 8h14

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Começa hoje (13) o Rio/Clima (Rio Climate Challenge), evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que discutirá formas de reduzir a emissão de gases de efeito estufa diante do aquecimento global. Deverão participar do encontro representantes não oficiais de 14 países considerados grandes emissores de gases poluentes.

O Rio/Clima é uma iniciativa da Subcomissão Rio+20 da Câmara dos Deputados, presidida por Alfredo Sirkis (PV-RJ). O objetivo é contribuir para a negociação dos governos durante a próxima Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-18), que será realizada no Catar no fim deste ano.

Do Rio/Clima também sairão recomendações sobre economia verde e governança para a Rio+20, que começa hoje e vai até o dia 22.

Os seminários e discussões ocorrem na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), no centro da cidade, até segunda-feira (18), dia em que haverá a simulação de uma negociação para acordo do clima, envolvendo ex-presidentes, ministros e parlamentares dos países envolvidos no evento.

Acompanhe a cobertura multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) sobre a Rio+20.

Edição: Graça Adjuto