Correios mostram na Rio+20 veículo elétrico para entrega de correspondência

13/06/2012 - 18h15

Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Um veículo elétrico a ser utilizado em calçadões para a entrega e coleta de encomendas é um dos exemplos de práticas sustentáveis que os Correios estão apresentando na Arena Socioambiental, um dos locais de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Em fase de testes em calçadões de duas cidades – Curitiba e Porto Alegre –, o veículo será levado pela estatal a outros centros urbanos do país.

“A nossa política, enquanto empresa, é a de fazer com que nossos trabalhadores, os carteiros, reduzam cada vez mais o uso de combustíveis fósseis, utilizando em suas atividades de entrega de correspondência veículos leves, o que inclui a adoção, no futuro, desses carros elétricos”, afirmou o presidente dos Correios, Wagner Pinheiro de Oliveira, que, no próximo domingo (17), participará, na Arena, de um debate sobre conservação ambiental e inclusão social.

Segundo Wagner Oliveira, os Correios também têm em andamento um projeto de ação sustentável de coleta de lixo dentro do conceito de “logística reversa”, executado em parceria com empresas privadas. “É a entrega, aos carteiros, de equipamentos eletrônicos que a pessoa não usa mais, como baterias, pilhas, celulares, computadores, para serem descartados de maneira adequada pelas empresas que os fabricaram”, explicou. Em todo o país, são 56 mil carteiros que podem contribuir para a reciclagem.

Ainda na Arena, montada no Parque do Flamengo e principal espaço de diálogo com a sociedade civil na conferência da ONU, um estande expõe e comercializa os produtos do EcoPostal, programa dos Correios que permite a reutilização de uniformes, malas e malotes postais sem condições de uso para a confecção de bolsas, mochilas e roupas.

A empresa também montou uma exposição no Parque dos Atletas, próximo ao Riocentro, na Barra da Tijuca, local onde, na próxima sexta-feira (15), será lançado o selo comemorativo Emissão Mercosul: Energia Renovável – Eólica. Antes da Rio+20, os Correios já fizeram outras duas emissões filatélicas com a temática ambiental.

Edição: Lana Cristina