Incêndio já está controlado no centro do Rio

10/06/2012 - 14h07

Thais Leitão
Repórter da Agência Bras
il

Rio de Janeiro - Cerca de 30 bombeiros fazem o trabalho de inspeção e limpeza após o incêndio que atingiu na manhã de hoje (10) um prédio comercial de 20 andares, no centro do Rio de Janeiro. O fogo foi controlado por volta das 11 horas, mas ainda há muita fumaça no local. Ninguém ficou ferido. As equipes receberam o chamado às 6h50 e utilizaram seis viaturas.

Segundo o comandante do Quartel Central dos bombeiros, tenente-coronel André Melo, o fogo começou no 15º andar e se espalhou para o 14º e o 16º, que ficaram destruídos. Nos três andares, ainda de acordo com o comandante Melo, funciona um escritório de advocacia. Em razão da grande quantidade de papel que havia no local, o que facilitou a propagação do fogo, o trabalho de combate às chamas foi dificultado.

"É um trabalho demorado porque é necessário revirar tudo e a todo momento encontramos novos focos com brasa", disse.

André Melo destacou ainda que, ao chegar ao local, os bombeiros constataram que o sistema preventivo de incêndio do prédio estava inadequado, não tendo sido possível utilizar a água do prédio.

“O sistema preventivo do prédio não estava adequado, não havia água na caixa de incêndio, tivemos que jogar água das nossas viaturas para a caixa de incêndio. As mangueiras do prédio estavam funcionando, mas como a pressão das nossas bombas é mais forte, algumas não aguentaram e, por isso, também tivemos que usar as nossas mangueiras”, explicou.

Ele acrescentou que, neste caso, não era necessário usar escadas do tipo magirus porque, em andares superiores ao 13º piso o combate é feito por meio de acesso interno.

O comandante informou ainda que, por medida de segurança, a calçada em frente ao prédio Swissair vai ficar interditada durante o dia: partes do reboco estão caindo. O trânsito na Avenida Rio Branco também continua interrompido entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua do Rosário. Ainda não há informações sobre as causas das chamas.

A advogada Ana Lacativa, que trabalha em uma empresa de pesquisa de petróleo que funciona no 19º andar do mesmo edifício, chegou ao local nesta manhã, logo que soube do incêndio pela internet.

“Logo que soube vim para cá. Ainda bem que o fogo não atingiu outros andares. Agora tenho de avisar aos outros funcionários que amanhã vamos ter de trabalhar de casa”, disse ela, que reclamou de problemas no funcionamento dos elevadores do prédio.

Edição: José Romildo