Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Secretaria de Saúde de São Paulo encerra hoje (6) a distribuição de vacina contra a gripe. O último balanço do Ministério da Saúde indica que a cobertura vacinal no estado chegou a 67,9% do público-alvo.
Até a última sexta-feira (1º), 4,57 milhões de paulistas haviam sido imunizados – entre eles, 3,2 milhões de idosos, 270,4 mil gestantes e 657,3 mil crianças de 6 meses a 2 anos. A meta é vacinar 5,3 milhões de pessoas em todo o estado. O número corresponde a 80% do público-alvo, que inclui também profissionais de saúde e índios.
De acordo com a secretaria, os postos de saúde em todo o estado funcionam hoje das 8h às 17h. A ação mobiliza mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes, além de 3,5 mil veículos, 32 ônibus e cinco barcos.
O Ministério da Saúde encerrou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe na semana passada. Apesar de não haver prorrogação em nível nacional, a pasta informou que os municípios têm autonomia para avaliar a cobertura alcançada e determinar a prorrogação da campanha.
A orientação do governo federal é que, caso a meta tenha ficado abaixo dos 80%, a vacina continue sendo aplicada. Até ontem (5), apenas 13 estados brasileiros e o Distrito Federal haviam atingido a meta.
Edição: Lílian Beraldo