Discussões sobre documento da Rio+20 avançaram muito, diz Izabella Teixeira

04/06/2012 - 15h20

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse hoje (4) que as discussões sobre o documento que será assinado por chefes de Estado ao fim da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, “avançaram muito em relação ao estado em que estavam quando começaram” durante a terceira rodada de negociações, na sede da ONU, em Nova York, que terminou no fim de semana.

De acordo com Izabella Teixeira, entre os avanços estão a redução do texto e a definição de propostas concretas que precisam apenas de “sintonia fina”. Ela disse, no entanto, não ter muitos detalhes sobre as discussões e informou que vai se encontrar na tarde de hoje, no Rio de Janeiro, com negociadores do Brasil para tratar o assunto.

“Só conversei por telefone com eles. Ainda temos alguns pontos que precisam ser trabalhados buscando a convergência, mas, para o governo brasileiro os avanços são importantes, porque o texto inclusive diminuiu, foram retirados colchetes de várias coisas. Agora temos a busca do consenso em torno de teses, ou uma ou outra. Não temos mais o embate do 'com isso eu concordo, com isso eu não concordo'”, explicou.

A ministra acrescentou que a convergência será buscada a partir do dia 13 de junho, quando começa a rodada do comitê preparatório, no Rio de Janeiro.
 

Edição: Juliana Andrade