Norte da Itália volta a ser atingido por terremoto

29/05/2012 - 7h39

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Norte da Itália foi abalado hoje (29) por um terremoto de 5,8 graus na escala Richter. As principais cidades afetadas foram Bolonha, Parma e Verona, a cerca de 300 quilômetros de Roma, a capital do país. Os tremores de terra ocorreram por volta das 9h locais (4h em Brasília). Não há registros de vítimas nem de danos materiais por enquanto.

Os tremores de terra foram registrados pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS). Na semana passada, o Norte da Itália sofreu também em decorrência de um terremoto de 6 graus na escala Richter.

No último dia 20, os tremores de terra deixaram um saldo de pelo menos seis mortos, danos em vários edifícios e construções históricas. Como ocorreu hoje, uma das cidades mais afetadas foi  Bolonha. A estimativa é que mais de 50 pessoas ficaram feridas.

De acordo com especialistas, o Norte da Itália é frequentemente atingido por tremores de pequeno porte. O impacto dos tremores da semana passada fez lembrar os de 2009, que atingiram a cidade de Áquila, quando 300 pessoas morreram e 600 mil ficaram desabrigadas.

Edição: Graça Adjuto