Organização Internacional do Trabalho elege diretor-geral

28/05/2012 - 18h12

Da Agência Brasil

Brasília – A Organização Internacional do Trabalho (OIT) elegeu hoje (28) o novo diretor-geral da organização, o diretor executivo do Departamento de Normas e Princípios e Direitos Fundamentais, Guy Ryder. Ryder venceu a eleição contra oito candidatos e deverá tomar posse em outubro de 2012.

“Estou extremamente contente: esta eleição representa uma grande oportunidade, em tempos de crise mundial, para marcar uma diferença na vida de milhões de pessoas, para melhorar suas vidas, inclusive as das pessoas que jamais escutaram falar da OIT”, disse o novo diretor-geral, segundo nota da organização.

Guy Ryder, em sessão pública após sua eleição em Genebra (Suíça), recebeu o apoio do Conselho de Administração da OIT, dos trabalhadores e do atual diretor-geral da organização, Juan Somavia, que expressaram segurança em relação ao eleito.

“Minha presença aqui simboliza o total e incondicional apoio da organização para assegurar uma transição fluida daqui até outubro. Pessoalmente, querido Guy Ryder, diretor-geral eleito, desejo um grande êxito, alegria e satisfação no desempenho de seu mandato”, disse Somavia, de acordo com a OIT.

O pleito foi convocado pela organização depois que Somavia anunciou que irá deixar o cargo em setembro deste ano, antes do previsto.

Guy Ryder tem 56 anos, é britânico, nascido em Liverpool e formado nas universidades de Cambridge e Liverpool. Na OIT, o eleito foi diretor adjunto, diretor executivo e comandou missões na Colômbia, Geórgia, Grécia, em Fiji, Mianmar e Suazilândia.

Ryder ainda foi funcionário da central sindical britânica Trade Union Congress (TUC), da Federação Internacional de Trabalhadores, Técnicos e Profissionais, da Confederação Internacional de Organizações Sindicais Livres e da Confederação Sindical Internacional.
 

Edição: Rivadavia Severo