República Dominicana deve conhecer hoje o novo presidente

21/05/2012 - 8h42

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O nome do novo presidente da República Dominicana deve ser confirmado hoje (21), de acordo com as autoridades eleitorais do país. Os resultados das eleições de ontem (20) indicam que Danilo Medina (PLD) venceu com 51,02% o adversário Hipolito Mejía, que obteve 46,77% dos votos. Aproximadamente 6,5 milhões de eleitores foram às urnas no país.

Após o fechamento das zonas eleitorais, Danilo Medina disse ter certeza de sua vitória. Segundo ele, a meta é "superar os problemas da pobreza e da marginalização" e "criar condições para a inclusão social."

Um dos principais desafios do novo governo dominicano é enfrentar os problemas relativos à fronteira com o Haiti. Doenças, como malária, ultrapassam os limites fronteiriços e é permanente a chegada de imigrantes haitianos em busca de ajuda.

Na República Dominicana, que tem aproximadamente 9,5 milhões de habitantes, o sistema de Poder é semelhante ao do Brasil, com Executivo, Legislativo e Judiciário. O Legislativo é formado pelo Senado, com 32 senadores, e a Câmara com 172 deputados. O mandato presidencial tem duração de quatro anos.

*Com informações da emissora pública de televisão da Venezuela, VTV.

Edição: Talita Cavalcante