Passageiros do Galeão já convivem com medidas de segurança para a Rio+20

21/05/2012 - 18h58

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), zona norte do Rio de Janeiro, já podem perceber o reforço na segurança no terminal. Isso porque a Polícia Federal (PF) intensificou a fiscalização no embarque e desembarque de passageiros com a utilização de aparelhos de raio X mais sensíveis para visualizar bagagens e rastrear objetos pelo corpo.

A medida faz parte do plano de segurança para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que terá início no próximo dia 13. Na semana anterior ao evento, a PF contará ainda com o apoio de 200 agentes para ampliar o controle dentro do terminal.

O titular da delegacia especial da PF no Aeroporto Internacional Tom Jobim, delegado Ricardo Bechara, explicou que uma das medidas a serem tomadas é a utilização de aparelho para rastrear resíduos de explosivos e drogas. Ele ressaltou que os agentes contarão ainda com o auxílio de cães farejadores para a identificação de drogas escondidas.

"Já conseguimos a prisão de vários traficantes tentando deixar o país com a utilização desses equipamentos. Para aqueles passageiros que tentam sair do país portando drogas escondidas no corpo, nós também utilizamos um aparelho de raio X pessoal, que faz a busca daqueles indivíduos suspeitos de portarem drogas", disse.

Ainda de acordo com o delegado, será feita uma análise a partir da lista de passageiros que desembarcarão no aeroporto com a finalidade de ter um controle migratório. "O policial federal analisa o passaporte de entrada e saída, e caso encontremos passageiros suspeitos, e nós já sabemos o perfil dessas pessoas que nós não queremos que adentrem no território nacional, serão inadmitidos e retornarão ao seu país de origem", completou.

O policiamento terá ainda o apoio de aproximadamente 90 agentes que virão de outros estados para auxiliar na segurança. O serviço será realizado 24 horas por dia e ainda atenderá a outras áreas do aeroporto, como o estacionamento, a pista, o saguão e as ruas do entorno.

Edição: Davi Oliveira