Tesouro Nacional mantém compra de dólares para resgate antecipado de títulos, apesar do câmbio desfavorável

16/05/2012 - 14h11

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O atual patamar no valor do dólar, cotado em torno dos R$ 2, ainda não permite ao Tesouro Nacional anunciar se reduzirá a velocidade na compra da moeda norte-americana para resgatar títulos em moeda estrangeira antes do vencimento.

A informação é do Secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, que considerou prematuro fazer comentário sobre o comportamento do Tesouro Nacional ante a situação atual do câmbio.

Augustin esteve hoje (16) na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados para apresentar aos parlamentares números da execução orçamentária da União e do desempenho das transferências constitucionais dos fundos de Participação dos Estados, Distrito Federal e Municípios.

Arno lembrou que o Tesouro Nacional não pode fazer comentário sobre as flutuações da moeda norte-americana, mas a instabilidade do dólar tem sido acompanhada com atenção pelos técnicos do Ministério da Fazenda.

“Houve um momento de maior valorização do real e agora estamos em outro momento. Isso é um processo. É uma questão que tem que ser olhada no âmbito das mudanças do cenário internacional, mudanças que ocorrem frequentemente”, destacou.

Edição: Davi Oliveira