Sobrado que desabou no Rio já estava interditado pela Defesa Civil

15/05/2012 - 18h58

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O sobrado que desabou parcialmente hoje (15) na Lapa, bairro do centro do Rio de Janeiro, estava interditado pela Defesa Civil do município desde março, após a constatação de problemas na estrutura do prédio. De acordo com o secretário de Conservação da prefeitura, Carlos Osório, o imóvel é da Rio Trilhos, órgão vinculado à secretaria estadual de Transportes, mas estava cedido ao Bloco Carnavalesco Cordão da Bola Preta havia três anos. O sobrado foi construído no século 19 e está lista do patrimônio histórico da cidade.

Osório disse que a prefeitura, em acordo com a diretoria do bloco, iria reformar o prédio, mas uma medida judicial impediu o início das obras, orçadas em R$ 2,8 milhões. A medida já foi revogada, mas, com o desabamento, o orçamento terá que ser revisto. “O projeto original era para a situação anterior do imóvel e, certamente, não serve mais para a situação atual”.

Para Marisé Jordem, dona do restaurante que funciona ao lado do sobrado que desabou, a falta de políticas públicas para os prédios históricos da cidade está interferindo na vida das pessoas. “Eu estou sendo prejudicada, meu restaurante está fechado e eu tenho 25 funcionários”, reclamou a comerciante.

A Defesa Civil municipal interditou a área do desabamento, incluindo os dois prédios vizinhos ao que caiu. O trabalho de demolição das paredes que permaneceram de pé já está sendo feito por operários da prefeitura. Agentes da Guarda Municipal e da Companhia de Engenharia de Tráfego (Cet-Rio) estão no local para ordenar o trânsito e isolar a área, que não tem previsão para ser liberada.

A queda parcial do sobrado assustou muitos pedestres que passavam pelo local. Apesar da destruição, apenas duas pessoas ficaram levemente feridas e nem chegaram a ser levadas para um hospital.

Edição: Vinicius Doria