Presidente da Grécia tenta acordo com partidos menores para formar governo de coalizão

13/05/2012 - 17h00

Da BBC Brasil

O presidente da Grécia, Karolos Papoulias, iniciou mais uma reunião neste domingo, desta vez com os líderes dos partidos menores do país para tentar encerrar a crise política iniciada depois das eleições parlamentares da semana passada.

Mais cedo, Papoulias se reuniu com líderes dos três maiores partidos do país para tentar formar um governo de coalizão.

Na última semana, após as eleições de domingo passado, cada um dos três partidos foi convidado a tentar liderar um governo de coalizão, mas todos fracassaram nas negociações.

Na reunião de Papoulias com os três partidos neste domingo, o líder do partido esquerdista Syriza, Alexis Tsipras, rejeitou o acordo e voltou a afirmar que não vai apoiar nenhuma coalizão de governo que dê apoio às medidas de austeridades associadas ao pacote de ajuda econômica internacional.

O correspondente da BBC em Atenas afirma que estas negociações com partidos menores representam a última chance de evitar a convocação de uma nova eleição, que poderia levar ao poder um partido que é contra o pacote de ajuda econômica internacional e colocar em risco a permanência da Grécia na zona do euro.