Izabella Teixeira defende mais ousadia no desenvolvimento da economia verde

10/05/2012 - 16h19

Thais Leitão
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu hoje (10) mais ousadia por parte dos países para garantir o desenvolvimento da economia verde. Segundo Izabella, é preciso que as nações assegurem a viabilidade econômica, social e ambiental das propostas de desenvolvimento e ampliem competências ligadas às novas tecnologias ambientais.

“Os países, no contexto da economia verde, precisam ser ousados e essa ousadia vai desde o acesso até a qualidade do que é gerado e à eficiência do que estamos consumindo. A ousadia é buscar novos caminhos de produção e consumo sustentáveis, influenciando na mudança de comportamento para consumir melhor, com inclusão e proteção ambiental”, explicou, ao participar no Rio de Janeiro de um seminário sobre sustentabilidade promovido pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável.

Izabella Teixeira também ressaltou que a declaração, que será aprovada ao fim da Rio+20, vai apontar novos rumos e práticas de desenvolvimento sustentável, como erradicação da pobreza, segurança alimentar e energética e acrescentou: “Seria excepcional se tivéssemos obrigações de produção e consumo sustentáveis para todos os países, obrigações para os [países] desenvolvidos, porque os padrões de desenvolvimento deles não tem como ser replicado para todo o planeta”.

A economia verde é o conjunto, organizado e segmentado de setores da sociedade que decidiram pela oferta e demanda de produtos, servições e atividades sociais ambientalmente responsáveis e sustentáveis.

Edição: Fábio Massalli