Presidente da CPMI do Cachoeira decide aumentar estrutura de acesso a dados

07/05/2012 - 19h04

Luciana Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Depois de ouvir muita reclamação de deputados e senadores que integram a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira, o presidente da comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), decidiu aumentar para dez o número de computadores destinados à consulta dos dados.

Hoje (7) foi o primeiro dia de funcionamento da sala com segurança montada exclusivamente para uso dos parlamentares. O espaço, de 15 metros quadrados, funcionou apenas com três computadores, número que não foi suficiente para atender à demanda.

"A partir de amanhã teremos dez computadores funcionando para melhor acomodar os membros da CPMI", garantiu o presidente, que descartou a possibilidade de que a CPMI envie para cada parlamentar uma cópia dos documentos recebidos das operações Vegas e Monte Carlo, realizadas pela Polícia Federal, sobre as relações do empresário goiano Carlinhos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira.

A ideia inicial era fornecer senhas para que os deputados pudessem acessar a documentação, que inclui 15 mil páginas, dos próprios gabinetes. "Esse modelo é inseguro", afirmou Vital do Rego depois de consultar técnicos do serviço de processamento de dados do Senado Federal.

O empresário Carlinhos Cachoeira, preso desde fevereiro, é acusado de envolvimento com jogos ilegais e de liderar uma rede de influência envolvendo políticos e administradores públicos.

Edição: Fábio Massalli