Paraná adere ao Viver sem Limites

07/05/2012 - 18h58

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – A ministra Maria do Rosário Nunes, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, participou na tarde de hoje (7), em Curitiba, de uma reunião de trabalho com representantes dos ministérios da Educação; Saúde; Assistência Social; Cidades e Ciência e Tecnologia para discutir ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite. “Hoje estamos levantando dados para anunciar a adesão do Paraná ao plano no próximo dia 13 de agosto”, informou a ministra.

Segundo ela, cada estado brasileiro terá um pacto próprio, valorizando as iniciativas tomadas pelo governo, prefeituras e sociedade em benefício da dignidade dos direitos da pessoa com deficiência. Os recursos de cada estado estão sendo levantados em todo o país. A próxima reunião será no Rio Grande do Norte.

A ministra disse que um primeiro balanço sobre a adesão ao plano será apresentado em junho e uma segunda fase, em dezembro de 2012, na 3ª Conferência Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, em Brasília, que terá como tema Um Olhar Através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência, da ONU: Novas Perspectivas e Desafios.

O Viver Sem Limite tem metas para serem alcançadas até 2014, com previsão orçamentária de R$ 7,6 bilhões. As ações previstas estão sendo executadas em conjunto por 15 órgãos do governo federal, sob a coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,91% da população brasileira.

Edição: Fábio Massalli