Movimento de consumidores registra pequeno aumento em abril, indica Serasa

07/05/2012 - 11h54

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil


São Paulo – O movimento de consumidores nas lojas de todo o país aumentou 0,7% em abril ante março. Na comparação com o mesmo mês do ano passado houve crescimento de 6%. No acumulado do ano, as vendas cresceram 6,4%, segundo a empresa de consultoria Serasa Experian.

De acordo com o levantamento, o único setor que apresentou queda no movimento nas lojas foi o de veículos, motos e peças, com -1,9% frente o mês de março. “O fato de a inadimplência ter subido muito nesse segmento e o maior rigor na concessão de crédito devem impedir uma trajetória mais acelerada de crescimento das vendas deste segmento em 2012”, justifica a Serasa.

Já o segmento de material de construção reagiu e avançou 1,9% em abril, recuperando-se de duas quedas sucessivas dos meses anteriores (-0,5% em fevereiro e -0,1% em março). Também os segmentos de tecido, vestuário, calçados e acessórios (alta de 1,3%) e de móveis, eletroeletrônicos e informática (crescimento de 1,2%) foram destaques da atividade varejista nacional no mês passado.

De acordo com os economistas da Serasa, o recuo gradativo dos níveis de inadimplência do consumidor, os ganhos reais de renda das pessoas ocupadas e as medidas de estímulo ao crescimento econômico que vem sendo tomadas pelo governo aos poucos começam a produzir efeitos positivos sobre a atividade varejista. Além disto, o Dia das Mães deverá também dar um impulso extra ao movimento dos consumidores nas lojas neste segundo trimestre, declaram os economistas da Serasa.

 

 

Edição: Lílian Beraldo