Ministra apresenta no Paraná ações do Plano Viver sem Limite

07/05/2012 - 6h48

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – As ações do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limite serão apresentadas hoje (7) pela ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a representantes de secretarias responsáveis pela condução de políticas para pessoas com deficiência no Paraná.  

A ministra faz palestra às 14h, no Palácio das Araucárias. Os participantes do encontro terão a oportunidade de conhecer também projetos dos ministérios da Educação, Saúde, do Desenvolvimento Social, das Cidades e da Ciência, Tecnologia e Inovação para o Viver sem Limite. O governo paranaense terá um prazo para assinar o termo de adesão ao programa.

O plano Viver sem Limite foi  lançado pela presidenta Dilma Rousseff em novembro do ano passado, com ações estratégicas em educação, saúde, cidadania e acessibilidade.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,91% da população brasileira. Com o Viver sem Limite, o governo pretende promover a inclusão social e a autonomia da pessoa com deficiência, eliminando barreiras e permitindo o acesso a bens e serviços.

Edição: Graça Adjuto