Japão investiga elevados níveis de radiação em escolas da região de Fukushima

07/05/2012 - 13h38

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Conselho de Educação do Japão instruiu todas as escolas primárias e secundárias para verificar os níveis de radiação em suas instalações. A orientação foi transmitida depois que mais de  20 escolas da cidade de Koriyama, na região da Usina Nuclear de Fukushima Daiichi, constataram níveis de radiação maiores que o permitido. Há cerca de 14 meses, explosões e vazamentos radioativos na usina provocaram acidentes nucleares e o esvaziamento de cidades inteiras.

No mês passado, foram apresentados relatórios por cada escola da região de Fukushima. Nos documentos apresentados por 14 escolas, houve problemas em sete, pois nos jardins havia elevados níveis de radiação acumulada.

O diretor da área de Direitos Civis do Conselho de Educação do Japão, Tokiko Noguchi, disse que estava preocupado. “Há muitos lugares nas escolas onde os níveis de radiação são ainda muito elevados'', disse.

Em 11 de março de 2011, um terremoto seguido por tsunami atingiu o Japão. A região mais afetada foi a Nordeste, na qual está a Usina Nuclear de Fukushima Daiichi. Em decorrência dos tremores de terra e do tsunami, houve vazamentos e explosões radioativas. Alimentos produzidos na área foram proibidos de ser comercializados e consumidos.

*Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex//Edição: Graça Adjuto