Consumidor consciente deve exigir cumprimento de normas sustentáveis pelas empresas, diz Proteste

05/05/2012 - 17h50

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O consumidor deve se preocupar em verificar a certificação de produtos e serviços oferecidos pelas empresas, defende a coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), Maria Inês Dolci.

“Quando ele [consumidor] compra um produto tem que começar a perceber se aquela empresa tem normas de sustentabilidade e se respeita o meio ambiente. Isso para o consumidor é vital”, disse ela.

Maria Inês observou que, apesar de as normas não serem leis, as empresas que as descumprirem estão sujeitas a ações judiciais de consumidores insatisfeitos. “A norma ajuda a diminuir a subjetividade da avaliação de qualidade dos produtos. Então, quando você institui normas de sustentabilidade, está melhorando o meio ambiente e torna o consumidor mais consciente. Ele tem que exigir mais os seus direitos”.

Para a coordenadora, essa postura dos consumidores acaba tornando as empresas mais comprometidas com as suas ações do ponto de vista de responsabilidade ambiental, social e empresarial. Maria Inês destacou que isso é importante não só para a segurança do produto, mas também para a própria sustentabilidade do planeta, uma vez que esse conceito abrange desde a produção do bem até o seu descarte correto.

“Tudo tem a ver com o meio ambiente. Daí a importância do consumidor consciente das normas de sustentabilidade dos produtos das empresas”, reforçou.

Edição: Juliana Andrade