Inscrições para atividades na Cúpula dos Povos termina neste sábado

04/05/2012 - 20h31

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Representantes de organizações não governamentais (ONGs), movimentos sociais e entidades organizadas em rede que queiram promover atividades abertas ao público na Cúpula dos Povos, evento organizado pela sociedade civil global, têm até este sábado (5) para fazer sua inscrição no evento.

Paralela à Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a Cúpula dos Povos ocorrerá entre dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, zona sul do Rio. O credenciamento pode ser feito no site oficial da cúpula.

De acordo com Carlos Henrique Painel, um dos organizadores da cúpula, a estimativa dos organizadores é de que até o final do prazo das inscrições, o número de atividades inscritas ultrapasse as 500 inicialmente previstas.“A gente está extremamente feliz com o resultado até o momento. A expectativa ainda é grande para a gente fazer um balanço final, mas a gente acredita que possa chegar até 1 mil atividades, superando muita a nossa expectativa inicial que era de 500 a 600 atividades”, disse.

Segundo Painel, esse grande número de inscrições mostra que a sociedade tem interesse em participar e contribuir com soluções que garantam uma transição para “economia de baixo carbono”. No entanto, ele ressalta que todas as atividades inscritas devem estar de acordo com as metodologias do evento.

“As atividades são propostas pelas organizações, fóruns, redes, movimentos da sociedade civil. Elas têm que acontecer fazendo contribuições para a metodologia da Cúpula dos Povos. São atividades que vão contribuir com conteúdo para a Cúpula dos Povos”, explica.

Painel informou também que, no máximo em dez dias, todos os inscritos receberão por e-mail informações sobre o dia e o local exato onde será realizada a sua atividade. O coordenador disse, ainda, que na próxima semana serão abertas inscrições para diversas atividades culturais e para aquelas pessoas que queiram receber certificado de participação. No último caso, será cobrada uma taxa no ato da inscrição.

A inscrição é facultativa e o acesso ao local do evento será livre. Cerca de 30 mil pessoas são esperadas diariamente durante a Cúpula dos Povos.

A Rio+20 oficial, que marca os vinte anos da Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio 92) acontecerá entre os dias 13 e 22 de junho na capital fluminense.

Edição: Fábio Massalli