Bomba explode na sede da União Europeia em Buenos Aires

01/05/2012 - 14h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Uma bomba explodiu na manhã de hoje (1º) em frente à sede da União Europeia, no Bairro Norte, em Buenos Aires, sem causar vítimas. De acordo com policiais argentinos, o prédio da União Europeia também não sofreu danos. O incidente ocorre no momento em que argentinos e europeus divergem sobre a expropriação da petrolífera YPF, que era controlada pela empresa espanhola Repsol.

Um dos seguranças do prédio relatou à polícia que a explosão ocorreu pouco depois de dois homens deixarem uma mochila na frente do prtão principal do edifício da sede da União Europeia. Após o atentado, agentes da Brigada de Explosivos da Polícia Federal foram até o local.

As autoridades da Argentina e da União Europeia enfrentam-se na questão da expropriação da YPF. Para os europeus, a expropriação é ilegal e o assunto deve ser decidido na Organização Mundial do Comércio (OMC). Os argentinos contestam. Defendem que expropriação visa a proteger a exploração de petróleo e gás no país, tida como uma questão de soberania nacional. O assunto deve ser votado na Câmara dos Deputados da Argentina na quinta-feira (3). No Senado, a expropriação foi aprovada por larga maioria.

*Com informações da emissora pública de rádio da Argentina, Rádio Nacional

Edição: Vinicius Doria