Professores grevistas no DF ocupam Secretaria de Administração e pedem retomada das negociações

26/04/2012 - 16h11

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Cerca de 100 professores ocupam o sexto andar do anexo do Palácio do Buriti, onde fica a Secretaria de Administração do Governo do Distrito Federal (GDF). O objetivo é pressionar o governo a voltar a negociar com a categoria, em greve há mais de 45 dias, apesar da determinação judicial que considerou a paralisação abusiva e determinou que 80% dos professores voltassem a trabalhar.

O Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) entrou com recurso para a revisão da decisão e questionou a aplicação de multa diária de R$ 45 mil, caso o percentual de funcionários não fosse cumprido.

Sobre a ocupação do prédio do governo distrital, o diretor do Sinpro, Cássio de Oliveira Campos, informou que os manifestantes só pretendem sair do local quando o GDF fizer uma proposta.

“Cobramos o acordo feito com o governo em abril do ano passado, no qual pedíamos, entre outros pontos, a reestruturação da carreira e um plano de saúde para a categoria”, disse. Segundo Campos, tais pontos não foram cumpridos.

Ele disse que ainda hoje, por volta das 17h, uma comissão de professores deverá se reunir com o secretário de administração, Wilmar Lacerda, para que as negociações sejam retomadas.

Amanhã (27), os professores terão nova assembleia para decidir sobre a continuidade da greve.

A Agência Brasil entrou em contato com a Secretaria de Administração do GDF, mas não recebeu retorno até a publicação desta matéria.

Edição: Carolina Sarres