Comissão divulga lista de candidatos que podem concorrer às eleições presidenciais no Egito

26/04/2012 - 14h24


Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A quatro dias do início da campanha presidencial, a Comissão Eleitoral do Egito divulgou hoje (26) a relação com os 13 nomes dos candidatos que estão autorizados a concorrer na disputa. Depois de recuar na proibição de antigos colaboradores do então presidente egípcio Hosni Mubarak, a comissão informou que menos dois deles estão aptos a disputar as eleições presidenciais, nos dias 23 e 24 de maio.

Na lista dos candidatos estão Ahmad Shafic, ex-primeiro-ministro de Mubarak, e Amr Moussa, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e ex-secretário-geral da Liga Árabe. Também há integrantes da Irmandade Muçulmana, grupo que foi banido da política egípcia durante o governo Mubarak.

A campanha eleitoral começa no dia 30. Caso um candidato não consiga mais de 50% dos votos no primeiro turno, haverá um segunda turno, em 16 e 17 de junho. Alguns dos candidatos, como Moussa, já fazem campanha.

A Comissão Eleitoral do Egito excluiu dez candidatos da disputa, como Omar Suleimane, ex- vice-presidente e ex-chefe dos serviços de informações do governo Mubarak. Desde fevereiro de 2011, o país é governado pela Junta Militar.


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa // Edição: Juliana Andrade