Justiça determina a suspensão das atividades de mais uma faculdade irregular no Pará

25/04/2012 - 16h26

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Justiça Federal no Pará determinou a suspensão das atividades do Instituto de Educação Superior e Serviço Social do Brasil (Iessb). A faculdade funcionava sem estar credenciada no Ministério da Educação (MEC). Com a nova decisão da Justiça, sobe para quatro o total de instituições privadas de ensino superior paraenses suspensas por irregularidades no seu funcionamento, informou o Ministério Público Federal (MPF) no estado, que propôs a ação.

Com base em denúncias de alunos, o MPF/PA está investigando mais 13 instituições suspeitas de irregularidades em cursos de graduação. A estimativa do órgão é que pelo menos 10 mil estudantes possam estar sendo prejudicados.

Além do Iessb, a Justiça já determinou a suspensão das aulas na Faculdade de Educação Tecnológica do Pará (Facete), na Faculdade de Educação Superior do Pará (Faespa) e na Faculdade Teológica do Pará (Fatep), nenhuma delas credenciada pelo MEC. A Fatep foi desativada após acordo assinado com o Ministério Público.

O MPF pede a ajuda da população para denunciar as instituições caso elas permaneçam em atividade, apesar da determinação judicial. Denúncias podem ser encaminhadas para o e-mail do MPF no estado (denuncia@prpa.mpf.gov.br). 

Edição: Carolina Sarres