Liga Árabe quer uma solução negociada para encerrar impasse na Síria

24/04/2012 - 8h54

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Liga Árabe (que reúne 22 nações) apelou hoje (24) para que a comunidade internacional busque uma solução negociada a fim de encerrar os 13 meses de violência na Síria. A organização defende uma articulação política com o objetivo de acabar com a crise. O secretário-geral da Liga Árabe, Nabil El Arabi, destacou que as negociações devem buscar um consenso.

"Uma solução política não pode ser considerada separadamente da meta atual de alcançar um cessar-fogo", disse El Arabi, que reconheceu que o plano proposto pelo enviado especial das Nações Unidas e Liga Árabe à Síria, Kofi Annan, colabora para conter a violência apesar das informações de que a violência continua na região.

Desde o último dia 16, um grupo de oito observadores internacionais, da Organização das Nações Unidas (ONU), está na Síria. No dia 21, o Conselho de Segurança da ONU aprovou o envio de 300 observadores para a região durante 90 dias.

O militar brasileiro Alexandre Feitosa, que integra a missão de observadores, disse que a trégua é respeitada em Homs, considerada a cidade de resistência ao governo sírio. Segundo ele, a missão foi bem recebida tanto pela oposição quanto pelo presidente Bashar Al Assad. Pelos dados das Nações Unidas, mais de 10 mil pessoas foram mortas nos 13 meses de conflitos na região.

*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina

Edição: Talita Cavalcante