Sem previsão de chuva, estados do Sul devem enfrentar frio e geada nos próximos dias

22/04/2012 - 15h51

Danilo Macedo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê queda acentuada de temperatura nos estados da Região Sul do país neste domingo. A temperatura máxima nas capitais deve chegar a 21 graus Celsius (º C) em Curitiba, 22º C em Florianópolis e 20º C em Porto Alegre. A temperatura mais baixa deve ser registrada em Curitiba, podendo chegar a 9º C.

Em áreas isoladas do Rio Grande do Sul (Campanha, Serra do Nordeste e planalto) e de Santa Catarina (planalto sul) pode gear no amanhecer de segunda-feira (23). De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTec) do Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), o sol aparecerá entre nuvens no norte do RS, de SC e do PR, podendo chover fraco no litoral. Não há previsão de chuvas fortes para a região, que sofre com a estiagem.

Se o volume de chuvas não aumentar na Região Sul, a transferência de energia das demais regiões do país terá de ser aumentada nas próximas semanas. Segundo o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp, atualmente estão sendo repassados 5,5 mil megawatts (MW) das outras regiões para o Subsistema-Sul. Essa carga poderá passar para 6,2 mil MW.

Em Minas Gerais (Triângulo, sul, centro e Zona da Mata), Goiás (sul e sudeste), Rio de Janeiro, Mato Grosso e Espírito Santo, as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuvas de intensidade moderada a forte durante o dia. O CPTec informa que o dia ficará encoberto e com chuvas no leste do estado de São Paulo.

Pancadas de chuva também devem ocorrer no Maranhão, Piauí (oeste e norte) e Ceará (norte). Pode chover ainda nos litorais de Alagoas e Rio Grande do Norte. Nas outras áreas do Nordeste predomina o sol. Alguns estados da região também sofrem com a estiagem e cidades de Sergipe, Piauí, Bahia e Rio Grande do Norte já decretaram situação de emergência.

Edição: Vinicius Doria