Esplanada dos Ministérios é palco das comemorações dos 52 anos de Brasília

21/04/2012 - 14h32

Amanda Cieglinski
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Em um dia típico de outono em Brasília, de sol forte, céu azul e quase nenhuma nuvem, muitos brasilienses saíram de casa para comemorar o aniversário de 52 anos da capital do país. Uma ampla programação cultural, com destaque para a 1ª Bienal do Livro, além de shows, teatro, exposições e até um campeonato de balonismo, está atraindo um um público grande para a Esplanada dos Ministérios, no coração da cidade inventada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.

A servidora pública Marta Marins, de 49 anos, levou os sobrinhos para visitar a Bienal do Livro e disse que gostou do que viu. “Em Brasília, as pessoas pensam muito em trabalho, então é bom quando tem eventos culturais como este”. Ela disse que adora a cidade onde vive há 30 anos, mas reclama das poucas opções de lazer que a cidade oferece. “O lazer é muito caro. Se houvesse mais eventos como a bienal, a gente nem ia sentir falta da praia”.

Com o filho de 4 anos, o engenheiro Felipe de Souza, 41, aproveitou a manhã para assistir ao show de um grupo de música nordestina. Ele também aprovou a programação, mas criticou a sujeira em alguns espaços e a falta de infraestrutura da esplanada para receber um público tão grande. Nascido na cidade no início da década de 1970, ele considera Brasília uma cidade acolhedora e com boa qualidade vida. E reclama da fama que a capital carrega de ser um antro de corrupção. “A corrupção é caracterizada pela pessoa do político, mas quem manda o político para Brasília são os eleitores dos outros estados. A corrupção é uma característica não só dos políticos, mas do povo brasileiro. Ou a gente faz uma autocrítica para melhorar, ou as coisas vão continuar como estão”.

A programação de hoje inclui mais de 100 atrações, todas grátis. Os shows começaram às 10h e seguem até as 23h. Entre as principais atrações estão o cantor Seu Jorge e a banda brasiliense Capital Inicial.

Edição: Vinicius Doria