Vulcão mexicano espalha cinzas, vapor e rochas incandescentes

18/04/2012 - 15h34

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Vulcão Popocatépetl, a 60 quilômetros da Cidade do México, capital do país, lançou hoje (18) uma nuvem de cinzas, vapor e fragmentos de rochas incandescentes, segundo informações do Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred). Porém, há mais de uma semana, as autoridades mexicanas acionaram o alerta amarelo devido às ameaças de erupção do vulcão.

O nível 3 de alerta amarelo representa uma escala intermediária de risco de erupção. O receio das autoridades é que lava e cinzas atinjam cidades ao redor do vulcão, obrigando o foverno a retirar a população das áreas que cercam o Popocatepétl. Por cautela, há uma advertência geral das autoridades para um raio de 12 quilômetros do vulcão. A orientação é para que as pessoas sejam retiradas da região em caso de agravamento da situação.

O Popocatépetl fica no Parque Nacional Izta-Popo Zoquiapan e tem 5.482 metros de altura. O nome do vulcão significa montanha de fumaça no dialeto Nahuatl, um dos falados por povos indígenas mexicanos.

*Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex

Edição: Vinicius Doria