"Chevron tem dificuldades em exploração de águas profundas, mas temos de vencê-las" diz Hillary

16/04/2012 - 21h29

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – Ao admitir que a empresa norte-americana Chevron tem dificuldades em atuar na exploração de petróleo em águas profundas, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, disse hoje (16) que o Brasil e os Estados Unidos devem manter a parceria na área. Segundo ela, há desafios que devem ser superados, mas que não podem impedir as negociações.

“Queremos ser um bom parceiro. Há problemas em águas profundas e sabemos os desafios que isso apresenta, mas sabemos também que é importante para o Brasil levar isso adiante”, disse a secretária, depois de se reunir por cerca hora de uma hora com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

 Hillary ainda afirmou que o trabalho de exploração de petróleo desenvolvido no Brasil é “muito caro e difícil”. A secretária não mencionou, todavia, o desastre ecológico provocado pela perfuração de um poço exploratório feito pela Chevron Brasil na área de Frade, na bacia de Campos, no Rio de Janeiro, em 2011. A empresa foi denunciada pelo Ministério Público Federal (MPF) por crimes ambientais e danos ao patrimônio público.

Edição: Carolina Sarres