Frente fria provoca chuva e queda de granizo na Região Sul

14/04/2012 - 12h25

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba – A formação e o deslocamento de uma frente fria hoje (14) pela  Região Sul deverão provocar pancadas de chuva forte, trovoadas e queda de granizo em áreas isoladas no Rio Grande do Sul, informa o  Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Segundo o meteorologista Fernando Mendes, do Serviço de Meteorologia do Paraná (Simepar), o sábado deve ser de chuva e trovoadas no extremo oeste e sudoeste do estado. A chuva avança por todo o estado a partir da fronteira oeste com a Argentina e o Paraguai. Mendes diz que as chuvas de hoje serão uniformes e os acumulados podem ser significativos. Pode haver ventos fortes. “As rajadas de vento observadas pelas estações meteorológicas do Simepar nas últimas duas horas mostram um  padrão mais intenso no extremo e faixa oeste do estado."

Na madrugada de hoje,  áreas de instabilidade se intensificaram no Paraguai e  avançam em direção ao Paraná, o que indica risco de temporais na região da Tríplice Fronteira nas próximas horas. Na região central do estado, chove no fim desta manhã, com aumento de intensidade à tarde.

Em Santa Catarina, desde a manhã, a frente fria provoca pancadas de chuva com trovoadas do oeste ao litoral sul e deve atingir a região metropolitana de Florianópolis e o norte do estado entre a tarde e a noite.

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina alerta para o risco de temporal com rajadas fortes de vento, acima de 60 quilômetros por hora (km/h) e granizo isolado. No decorrer do domingo(15), o tempo melhora, com sol a partir do oeste e a temperatura diminui um pouco, com frio moderado à noite.

Edição: Nádia Franco