Hugo Chávez volta a Cuba para retomar tratamento contra o câncer

08/04/2012 - 16h04

Da BBC Brasil

Brasília - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou na madrugada de hoje (8), na página dele no Twitter, que estava a caminho de Cuba para se submeter a mais uma etapa do tratamento contra o câncer diagnosticado no ano passado. "Já sobre a pista do Aeroporto Internacional Simón Bolívar! Rumo a Havana, com a fé posta sobre o Cristo Ressuscitado! Viveremos e venceremos!", postou o presidente em sua mensagem.

A ida a Havana para a terceira etapa do tratamento de radioterapia ocorre em meio a rumores de que Chávez poderia viajar para São Paulo para uma avaliação no Hospital Sírio-Libanês, o mesmo onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou recentemente por tratamento contra um câncer na garganta e a presidenta Dilma Rousseff se tratou contra um linfoma (câncer no sistema linfático). O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, também se tratou com sucesso no Síro-Libanês contra um linfoma.

Os rumores haviam sido iniciados por um jornalista venezuelano, que informou que membros da Guarda Militar venezuelana teriam viajado a São Paulo para cuidar da segurança de Chávez. O próprio presidente se encarregou de desmentir a informação em uma entrevista à TV estatal venezuelana na sexta-feira (6). "Amanhã à noite irei outra vez a Havana para continuar a luta pela saúde e pela vida", disse Chávez na entrevista.

No dia anterior, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela informara que o presidente pretendia viajar "em breve" ao Brasil para se reunir com a presidente Dilma Rousseff e visitar Lula.

As dúvidas sobre o estado de saúde de Chávez, que nunca divulgou exatamente que tipo de câncer tem, vêm aumentando nos últimos dias. Na quinta-feira, o presidente, de 57 anos, pediu durante uma missa em Barinas, sua terra natal, que Jesus Cristo não o leve ainda. "Dê-me vida, ainda que seja dolorosa, mas dê-me vida. Dê-me sua coroa, Cristo, que eu coloco. Dê-me sua cruz, cem cruzes, Cristo, que eu a levo, mas não me leve ainda, porque ainda tenho coisas para fazer por esse povo e por essa pátria", disse, emocionado.

Com a voz embargada, Chávez disse que as duas cirurgias para combater o câncer, no período de um ano, "não foram fáceis" e admitiu não poder conter as lágrimas ao ser acariciado pelo pai e pela mãe. Chávez havia retornado à Venezuela na quarta-feira (4) após finalizar em Havana o segundo ciclo de radioterapia para combater a reincidência de um câncer.

A seis meses das eleições presidenciais, a enfermidade do presidente e a incerteza sobre seu estado de saúde geram preocupação no interior da cúpula chavista e aumentam as dúvidas sobre sua candidatura à reeleição em outubro deste ano. Apesar da doença, recentes pesquisas de opinião apontam Chávez com uma vantagem de 13 a 20 pontos em relação ao candidato de centro-direita Henrique Capriles Radonski.